20 agosto 2015
1 – Entenda o seu cliente
Ouvir o cliente é fundamental para obter sucesso.
O empreendedor tem que estar atento ao feedback do seu cliente.
Vale lembrar que ele é o mais interessado no seu produto, portanto fique de olhos abertos aos elogios e críticas que ele pode lhe dar.
Abra um canal de comunicação com você e o seu cliente. Coloque uma caixinha de sugestões na sua loja ou mesmo pergunte aos seus melhores clientes em que você pode se tornar melhor.
Também é importante entender quais são as demandas do seu cliente. No caso da moda, ficar ligado nas tendências e focar nos produtos que mais vendem no seu estabelecimento.
2 – Trabalhe no seu diferencial
Atirar para todos os lados nunca é uma boa ideia…
Todo empreendedor tem que saber qual é o seu diferencial competitivo.
Qual é o atributa que lhe diferencia dos concorrentes.
É atendimento? Preço? Agilidade? Forma de pagamento?
Existem diversos aspectos que você deve refletir para entender qual é o seu ponto mais forte.
Descubra qual é e invista nele! Utilize seu diferencial aliado as suas estratégias de marketing.
Também é fundamental entender o que o seu cliente busca.
3 – Aposte na responsabilidade social
Estamos na era da responsabilidade social e as empresas tem que levar esse tema em consideração.
Clientes e potenciais clientes querem saber se você é um bom cidadão corporativo, eles exigem isso.
Esse é o momento de se aliar com ONG’s, cooperativas e movimentos sociais do seu bairro. Mostrar a comunidade que sua empresa a ajuda a crescer e melhorar a sociedade.
Você pode promover campanhas de responsabilidade social (doação de sangue, doação de alimentos, etc.) ou mesmo apoiar projetos já existentes na sua comunidade.
Você vai ajudar a quem precisa e ganhar elogios e até fidelização de seus clientes.
Fazendo o bem para o nosso país e também para seu negócio!
4 – Mantenha o foco em novas ideias
Para se manter bem nos negócios é preciso inovar.
Novos formatos de negócios, novos meios de comunicação de mídia e até mesmo um novo mix de produtos.
O público precisa ser surpreendido positivamente por você.
Novas ideias podem surgir em todos os lugares, dentro ou fora da sua equipe.
Então sempre tenha os olhos bem abertos para o novo. Uma ótima dica é conferir as tendências do mercado dentro e fora do Brasil para se inspirar.
5 – Qualifique seus vendedores
Os vendedores são muito importantes para o seu sucesso, afinal eles são o último degrau que separa o seu cliente da compra.
Se o vendedor atender bem os clientes o resultado é a venda. Simples assim!
Invista em cursos e alinhe seu vendedor com a comunicação da empresa. Ele deve entender como a empresa se posiciona.
Ex: Se a sua marca foca em uma comunicação mais conceitual de moda, seu vendedor deve entender bem o conceito para usa-lo como argumento de venda.
É muito importante que a equipe de vendas esteja alinhada com a sua estratégia de marketing. Um não vive sem o outro.