Na hora de precificar peças sempre surgem dúvidas. Será que estou cobrando muito? Será que meu preço está muito baixo? Estou lucrando mesmo? Esses questionamentos são frequentes e, por isso, seguem abaixo algumas dicas que lhe ajudarão bastante.
Tempo Investido
Calcule o tempo que você investe no momento de vender, como se você fosse sua própria funcionária. Trabalha em casa? Por quanto tempo? Quantas horas? Estipule seu horário de trabalho e atribua um valor a isto.
Investimento Inicial
O preço usado como base está sempre relacionado a quanto você pagou por aquilo. Após isso, adicione os custos referente à transporte, embalagem (se houver), locação do lugar, custos básicos como água/luz e funcionários. Todo custo do seu negócio deve ser diluído no preço das mercadorias.
O produto
Antes de tudo, você deve conhecer bem seu produto, o quanto ele vale e se ele tem boa qualidade, afinal seu cliente levará isso em conta no momento de decidir a compra.
Lucro
É essencial você saber o quanto quer ganhar por mês. Por isso, defina suas metas, seu objetivo financeiro mensal e, em seguida, trace seus projetos e planos para alcançá-los.
Concorrência
Não esqueça de dar uma olhadinha no valor praticado pela concorrência, afinal se seu preço estiver muito alto, naturalmente os clientes vão optar pelo concorrente.
Clientes
Conheça seus clientes e perceba o valor que eles podem pagar por seus produtos. Não é todo mundo que pode pagar por peças de preço mais alto! Tenha isso em mente na hora de precificar sua mercadoria. O perfil do seu consumidor irá nortear sua compra, definindo o que é rentável ou não para seu negócio.